Confira abaixo mais um resumo do que rolou no mercado essa semana!
IBOVESPA- Após 3 semanas consecutivas de alta, o Ibovespa fechou a semana com leve queda de -0,5%, ficando nos 120.530 pontos. A queda seguiu movimento dos mercados externos devido ao medo de um aumento de impostos nos EUA.
- Em destaque, as criptomoedas seguiram registrando perdas depois da forte correção durante o final da semana, com o Bitcoin acumulando uma queda de quase -20%.
Destaques da semana
- IBC-Br cresceu 1,7% m/m e 1,0% a/a em fevereiro
- Arrecadação federal atingiu R$ 137,9 bilhões em março, impulsionada por ganhos maiores do que o esperado nos impostos de importação.
- Foi nomeado Roberto Campos Neto e sete diretores pra cumprirem mandatos fixos na Diretoria Colegiada do Banco Central. Ele presidiará até 12/24.
- Dólar fechou a semana com queda de -2,0% em relação ao Real, em R$ 5,48.
POLÍTICA
- Finalmente tivemos um desfecho sobre o Orçamento para 2021, sancionado por Bolsonaro. O acordo também passou pela mudança no PLC Nacional nº 2 de 2021, que altera a LDO de 2021.
- O presidente também anunciou o compromisso de atingir a neutralidade climática até 2050. Pra isso, se comprometeu também a zerar o desmatamento ilegal no país até 2030.
- STF formou maioria em plenário pra confirmar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo em que Lula Molusco foi condenado pelo caso do triplex
INTERNACIONAL
- Bolsa americana fechou a semana turbulenta em território negativo despois de notícias de que o governo de Biden planeja elevar impostos sobre ganhos de capital pros americanos mais ricos.
- Banco Central Europeu reiterou sua posição de política monetária, mantendo inalterados a taxa de juros e o programa emergencial de compras de ativos financeiros pra garantir a recuperação da economia europeia.
- Banco do Povo da China manteve inalteradas suas taxas de juros de referência pra empréstimos de curto e longo prazos, pelo 12º mês consecutivo.
EXPECTATIVAS PRA PRÓXIMA SEMANA
Brasil
- Após o desfecho das discussões envolvendo o Orçamento público pra 2021, o quadro político deverá mostrar alívio no curto prazo.
- Dados de inflação, com divulgação do IPCA-15 e IGP-M de abril, além de estatísticas fiscais de março, e taxa de desemprego.
Mundo
- Decisão de política monetária do banco central americano, além de detalhes sobre a potencial elevação de impostos nos EUA.
- Dados econômicos, como o PIB do 1T21 nos EUA e na Zona do Euro, os índices de inflação e taxa de desemprego.
- Na Ásia, destaque pra divulgação dos PMIs e balança comercial da China, além da decisão de política monetária do banco central do Japão.
Fontes
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-05