De vez em quando o bichinho do empreendimento morde a gente e nos dá aquela vontade louca de começar o próprio negócio.
Grandes exemplos são constantemente jogados na nossa cara e nos provocam que qualquer um pode conseguir se tornar o novo magnata de sucesso dos empreendimentos.
A Amazon começou como uma lojinha de livros online, o Facebook começou nos dormitórios da Harvard como uma rede social somente pros alunos e com um brasileiro como fundador.
Vai me dizer que você já não pensou em uma ideia que considerou um ótimo negócio ou em uma rodinha com seus amigos não surgiu o próximo unicórnio brasileiro, na cabeça de vocês, claro.
Mas, qual a primeira coisa que todo empreendedor precisa ter consciência antes de começar qualquer negócio?
A sua ideia precisa necessariamente sanar alguma dor! Então, o primeiro passo que você tem que fazer é identificar uma dor realmente existente na sociedade.
Sabe aquela famosa frase “eu pagaria por isso!”. Isso é exatamente você descrevendo uma dor sua, que te incomoda a ponto de você pagar por uma solução.
Vamos pegar um exemplo para te ajudar na identificação de dores.
Você sabe me dizer qual é a dor que o Uber está sanando?
Antes dos transportes por aplicativo suas soluções eram: usar transporte público, que tem horário para acabar; ir até um ponto de táxi e torcer para ter um taxista esperando ou combinar um horário com alguém para te buscar.
Mas falando sério, não quero ir embora meia noite da festa porque minha mãe não quer me buscar às 6h da manhã.
Tenho medo também de andar sozinho de noite até o ponto de táxi.
E se eu perder o último busão, o que eu faço?
Então, a Uber está sanando a dor de você não conseguir se locomover a hora que você quiser e aonde você quiser.
Isso é uma dor real que pessoas do mundo inteiro pagam pela solução de ter a comodidade de ter um carro te buscando onde você esteja.
E agora me diz, qual dor você quer sanar?