Alexandre Tadeu da Costa
Alexandre é o fundador da Cacau Show, uma das maiores marcas brasileiras. Conheça a trajetória de vida do empreendedor e como ele inovou na indústria de chocolates finos e franquias.
História
Alexandre nasceu no ano de 1971, filho de pai tecelão e mãe revendedora de produtos de beleza.
O primeiro contato com o empreendedorismo veio em 1988, quando aos 17 anos decidiu revender chocolates pensando em ganhar uma renda extra. A história com o empreendedorismo começa em 1988. Na época da Páscoa, recebeu um pedido de 2.000 ovos de chocolate, com peso de 50 gramas cada. Em seu primeiro desafio, Alexandre precisava entregar esse pedido a uma empresa que presentearia os funcionários. Porém, ao negociar com os fornecedores, descobriu que o peso mínimo de produção era de 100 gramas.
Ao identificar esse pedido como uma oportunidade, ele decidiu produzir os chocolates por conta própria e contratou outra pessoa para auxiliá-lo na produção.
Depois de três dias de intenso trabalho, o pedido foi entregue e considerado um sucesso!
A partir do lucro desse pedido, Alexandre fundou a Cacau Show, com uma sala na empresa dos pais.
No início da operação, começaram vendendo os produtos de maneira consignada para padarias que deixariam os chocolates expostos nas prateleiras dos caixas (no formato consignado, os produtos que não são vendidos, são “comprados” de volta pelo empreendedor).
Para se especializar e trazer maiores diferenciais competitivos a marca, Alexandre buscou diversas certificações, como fabricação de chocolates artesanais na Bélgica e se tornou um mestre chocolatier com reconhecimento internacional.
Em 2001 surgiu a primeira loja da Cacau Show na cidade de Piracicaba no interior de São Paulo, onde se tornou um grande sucesso. Não demorou para que o modelo despertasse interesse de possíveis franqueados da marca.
Após um estudo de viabilidade do modelo de franquias, as operações da empresa foram padronizadas, permitindo com que o negócio fosse replicado de maneira ágil, e depois de um ano a empresa já contava com 18 lojas.
À medida que a marca foi crescendo e expandindo nas cidades brasileiras, a Cacau Show se tornou a maior rede de chocolates finos no Brasil.
Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio de melhor franquia do ano na categoria cafeteria e confeitaria, dado pela editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
No ano de 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo (Vai Brasil).
O marco de 1.000 lojas aconteceu em 2010 e no mesmo ano, Alexandre lançou uma autobiografia para contar sua trajetória como empreendedor. Em 2010, a marca alcançou 1.000 lojas e Alexandre escreveu uma autobiografia para contar a sua história. O livro “Uma trufa e… 1000 lojas depois” traz a receita do sucesso que fez com que a Cacau Show alcançasse resultados tão impressionantes.
Desde 2013, a marca passou a fazer parte da Cacau Par, uma holding que possui participação em outras empresas do segmento.
Como mestre chocolatier e referência gastronômica, Alexandre é figurinha garantida nos realitys shows de culinária, participando em quase todas as temporadas do MasterChef Brasil.
A partir de todo o sucesso da empresa, a marca fundou o Instituto Cacau Show em 2009, na cidade de Itapevi, no interior de São Paulo. O objetivo do instituto é promover serviços e programas de proteção básica por meio de atividades culturais e profissionalizantes, para todas as faixas etárias.
Frase
“É preciso gostar do que se faz, e, já que gosta, faça isso muito bem feito.”