Fundos de tijolo
Os fundos imobiliários de tijolo são opções de investimento em renda variável que atraem a atenção dos investidores, você sabe como eles funcionam?
O que são fundos de tijolo?
Os fundos imobiliários de tijolo têm na carteira ativos físicos e recebem aluguel dos locatários, que por sua vez é usado para pagar as despesas do FII e remunerar os cotistas através dos dividendos, diferente dos FIIs de papel, que têm em carteira ativos como CRIs e LCIs.
Esses fundos tendem a ser mais arriscados se comparados aos fundos de papel, isso porque estão sujeitos a vacâncias físicas dos locatários.
Tipos de Fundos de tijolo
Os ativos que podem compor a carteira de um FII de tijolo são vários, listamos alguns deles aqui:
- Shoppings Centers: Os shoppings também são ativos que podem estar em uma carteira de um FII e gerar renda para os cotistas. (Ex: XPML11, HSML11, VISC11)
- Lajes Corporativas: São espaços alugados por empresas para manter a sua operação ou expandir em uma nova cidade. Esses ativos costumam ser adequados para um ambiente de trabalho e ser bem localizados, como em grandes cidades. (Ex: CBOP11, VINO11, HGRE11).
- Agências bancárias: Esses ativos são as agências bancárias que podem ser encontradas em todos os cantos do país de vários bancos diferentes, os aluguéis desses imóveis podem compor a rentabilidade de um FII. (Ex: SAAG11, BBRC11, BBPO11)
- Galpões logísticos: Esses ativos são locais onde as empresas podem guardar o estoque de seus materiais e organizar a sua operação. (Ex: XPLG11, BTLG11, HGLG11).
- Educacional: Esses ativos estão relacionados às escolas e faculdades que alugam um imóvel e podem gerar renda a um FII. (Ex: AEFI11, FAED11, FCFL11)
Um FII pode ser focado em apenas um tipo de ativo em carteira, porém pode possuir mais de um tipo de ativo, se isso acontece ele é chamado de híbrido.
Os FIIs de tijolo valem a pena?
Um ponto muito importante sobre os fundos imobiliários de tijolo é que eles permitem ao investidor pessoa física investir em vários imóveis ao mesmo tempo e com um preço por cota baixo.
Um investidor comum não poderia adquirir algum daqueles imóveis por conta própria se não fosse através de um FII.
Os FIIs de tijolo oferecem bons ativos físicos a muitos investidores de forma que podem investir e diversificar a carteira ao mesmo tempo.
Mas é necessário estudar bem a estratégia de investimentos e distribuir o dinheiro em ativos que realmente vão trazer um retorno significativo e seguro, podendo, uma parte estar alocado em FIIs de tijolo.