FOFs (Fundos de fundos)
Os Funds of funds (FOFs), ou fundos de fundos são ativos de um dos segmentos de FIIs, conheça agora os FOFs!
O que são FOFs?
Os fundos imobiliários de fundos são FIIs que reúnem o capital dos investidores com o objetivo de lucrar com a compra e venda de títulos de outros fundos imobiliários.
É um investimento bastante procurado por investidores iniciantes nos fundos imobiliários, pois consegue oferecer uma grande diversificação da carteira de maneira simples.
Vantagens dos FOFs
Ao investir em um FOF, o investidor consegue diversificar o seu capital muito bem.
Com apenas uma cota de um fundo imobiliário de fundo, o cotista expõe o seu capital para diversos outros fundos gastando pouco e ainda recebe dividendos por isso.
Assim, se houver uma vacância importante em um dos FIIs que compõe o portfólio do FOF, o investidor estará bem protegido.
Além disso, os FOFs costumam ter um gestor profissional tomando as decisões do fundo, o que significa mais uma segurança para o cotista.
Desvantagens dos FOFs
Uma desvantagem importante está relacionada à gestão dos FOFs, por ter muitos outros FIIs na carteira, normalmente os cotistas não têm voz nas decisões da gestão e precisam confiar que o gestor está realizando um bom trabalho.
Além disso, os FOFs costumam cobrar taxas mais altas, porque na realidade são duas taxas, uma do FOF e outra referente aos FIIs que compõe a sua carteira.
Devo investir em FOFs?
Sem dúvida os FOFs são uma boa escolha pensando na diversificação e segurança, esse tipo de investimento também costuma trazer bons proventos ao cotista.
Mas, pensando em um investidor que começa a deixar de ser iniciante, pode ser interessante buscar maior autonomia na gestão da própria carteira e escolher a dedo os FIIs que deseja comprar.
Portanto, é preciso estudar bem os seguimentos de FIIs e escolher os melhores ativos para uma carteira diversificada, segura e com uma boa rentabilidade.