Muito se fala em escalabilidade de negócios, mas o que realmente é isso e como identificar se um negócio é escalável?
Resumidamente é um negócio que aumenta seu faturamento sem necessariamente aumentar seus custos.
Mas, vamos deixar isso mais ilustrativo para vocês.
Imagina que você está em um jogo cujo objetivo é subir uma montanha imensa, no caso a montanha é seu negócio.
A cada nível que você sobe, seu personagem ganha um diamante, que nesse caso é justamente todo dindin que entra no seu bolso, cada novo cliente que o negócio conquista.
Porém a cada nível que seu personagem sobe, ele perde uma barra de resistência. A resistência é todo custo que você tem para manter seu negócio naquele patamar.
Chegando no nível 5, você já gastou toda a sua barra de resistência e sua montanha não se torna mais escalável.
O ideal é você usar uma barra de resistência e conseguir subir 3, 5 até 10 níveis.
Tudo bem você usar alguns boosts (Investimentos) para encher sua barrinha de resistência, desde que o seu personagem consiga continuar colhendo mais diamantes do que gastando estamina.
Normalmente, empresas escaláveis tem um uso pesado de tecnologia, já que dessa forma consegue replicar seus negócios para diversos clientes utilizando uma única ferramenta.
Por isso normalmente empresas que têm como base aplicativos são modelos escaláveis, já que cada pessoa que realiza o download do aplicativo a empresa não precisa despender gastos para receber cada novo usuário.
Negócios tradicionais como, por exemplo, uma padaria, não são escaláveis.
Com o aumento de clientes, é preciso comprar mais insumos, contratar mais funcionários e expandir o espaço da padaria. Ou seja, mais clientes, mais custos de operação.
Valeu, até a próxima!