Será mais rotineiro você ver o termo MVP em livros de negócios e notícias sobre startups.
O termo significa Minimum Viable Product ou no nosso querido português, Mínimo Produto Viável.
Porém, já diria o Jack estripador, vamos por partes.
Mínimo. Literalmente são as características mais básicas necessárias para você entregar aos seus clientes a sua solução.
Isso não quer dizer que tenha que ser feito de maneira porca, mas simples e funcional.
Produto. Aquilo que você tem como solução. Seja um produto físico ou serviço
Viável. Seu produto pode ter poucas funcionalidades, mas ele é funcional. De alguma forma ele sana a dor do seu cliente (para entender mais sobre a dor do cliente clique aqui).
Pode não ser a melhor a solução, e com certeza não será, pode até contenter alguns erros que atrapalhem a experiência do usuário, mas entrega a sua solução de alguma forma.
O mais importante de se utilizar esse método, é entregar algo o mais rápido possível, colher os feedbacks dos clientes, voltar pro desenvolvimento e repetir o processo.
Dessa forma você não perde tempo com ideias mirabolantes que somente na sua cabeça fazem sentido e que muitas vezes não vão ser do agrado de quem for usar seu produto.
Muito se engana que esse processo só ocorra no início das empresas. A cada nova idéia, nova adaptação, nova funcionalidade, utilizar o MVP vai trazer as validações que você precisa, reduzindo seus custos.
Vamos a um exemplo em conjunto. Você pensou em uma ferramenta para ajudar bares a servirem os drinks que seu público alvo está procurando, dessa forma reduzindo o estoque, sendo mais certeiro nos rótulos de bebida e trazendo mais clientes para o estabelecimento.
Seguindo o MVP, você precisa pensar em uma estratégia de validar esse produto com poucos recursos.
Então não dá pra ligar pra Ambev e pedir uma parte do estoque ou contratar um jornal para realizar uma pesquisa em todo Brasil.
Vou deixar que você pense um pouco antes de dar a minha solução.
Mande um e-mail para contato@realgrana.com.br com a sua ideia de MVP que retornaremos sobre sua estratégia.
Continue acompanhando a gente para o próximo artigo de MVP onde iremos compartilhar os melhores projetos.
Fica uma recomendação de leitura ótima para esse assunto, o livro Startup Enxuta.