Você sabia? Educação financeira nas escolas é obrigatória desde 2020.
Mas por que esse tema virou obrigatório e como está sendo abordado agora em 2023?
Para esquentar: O que é educação financeira?
Ao contrário do que muita gente pensa, não é só sobre dinheiro e investimentos.
Educação financeira aborda temas que envolvem consumo consciente, prevenção contra fraudes, planejamento de objetivos e sonhos e como evitar ou gerenciar uma possível dívida.
Você sabia que 93,8% dos brasileiros já sofreram algum stress por questões financeiras?
Tô começando a entender: Por que abordar educação financeira na escola?
O número de pessoas que já tiveram stress por conta de dinheiro já adianta um dos motivos, sem contar que hoje, 77,9% das famílias estão endividadas de alguma maneira.
Esses números evidenciam que o brasileiro historicamente não tem uma boa relação com o dinheiro, o que faz com que seja difícil tomar decisões conscientes e assertivas ao longo da vida.
Segundo especialistas, o objetivo das aulas deve ser:
Desenvolver a capacidade de realizar escolhas conscientes;
Aprender a administrar seus recursos;
Contribuir com o desenvolvimento e planejamento pessoal e profissional.
E já que todo mundo vai precisar lidar com dinheiro na vida adulta, faz total sentido inserir esse tema na educação básica do Brasil.
Para finalizar: Quais as obrigações da escola quanto a educação financeira?
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o assunto pode ser abordado de maneira transversal em outras disciplinas. O que isso significa?
Não é necessário oferecer uma matéria sobre “educação financeira”, mas os temas precisam estar incluídos em aulas de matemática, geografia e história, por exemplo.
Ainda assim, muitas escolas têm desenvolvido disciplinas e projetos voltados exclusivamente para educação financeira, até porque cada vez mais cedo os adolescentes conseguem abrir contas bancárias.
Aqui na Real Grana, temos o objetivo de ensinar sobre educação financeira de uma maneira prática e divertida! Por isso, desenvolvemos tecnologia para entregar uma solução gamificada no ensino de educação financeira, engajando os alunos e entregando uma plataforma de qualidade para as escolas parceiras.
Entre em contato para conhecer nossas soluções e vamos juntos entender qual o melhor formato para levar a Real Grana para sua escola!