Educação financeira é só pra quem é rico?
Com certeza não, mas por que será que muito brasileiro pensa assim?
Na nossa série de artigos sobre educação financeira já apresentamos como que a relação do brasileiro com dinheiro não é das melhores e como alguns fatores históricos podem ter colaborado pra isso.
E em outro artigo também lembramos que educação financeira não é apenas sobre dinheiro e contas matemáticas e sim uma jornada de longo prazo que combina sonhos, objetivos e bem-estar.
Mas então como que educação financeira não é só pra quem é rico?
Talvez no passado isso fosse verdade, apenas pessoas com dinheiro tinham acesso à informação de qualidade, auxílio para tomada de decisões financeiras e oportunidade de investir em seu futuro, até porque as taxas de qualquer produto financeiro dos bancos já excluíam a grande maioria da população.
Agora, pensando de alguns anos pra cá, isso tem mudado e cada vez mais surgem oportunidades de qualidade para que (quase) todo mundo consiga ter acesso a informações de qualidades e boas alternativas de investimento. Hoje já existem muitas contas bancárias que não cobram nenhuma taxa, investimentos que podem ser feitos a partir de 1 real e muito, mas muito conteúdo sobre dinheiro, finanças pessoais e investimentos. Mas é aí que vem o maior desafio: Saber identificar quais são os conteúdos confiáveis, e isso é papo pra outro artigo.
O ponto principal é todo mundo vai lidar com dinheiro na vida, independente de muito ou pouco. A importância de aprender a lidar com o seu próprio dinheiro te coloca na posição de conseguir tomar decisões onde você sabe o que está acontecendo e não sendo enganado ou ludibriado por pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento financeiro.
Para finalizar, muita gente ainda vê educação financeira como um objetivo de formar investidores e capitalistas. Talvez o importante seja focar em como esse conhecimento financeiro pode trazer oportunidades para reduzir o número de endividados e colaborar por um futuro com mais bem estar pessoal e financeiro do que o estresse financeiro que atinge 93,8% dos brasileiros.
E se quiser ajuda para começar a lidar com seu dinheiro e investir, não pense duas vezes e entre em contato com nosso time que ficaremos muito felizes em te atender.