Artigo escrito pela galera da Oinc.
Você provavelmente já ouviu mil vezes a frase feita “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.
Embora seja um clichezão chato ela é um clichê por um motivo: tem dia que a gente realmente precisa desse empurrão de coach e se perguntar “por que eu to deixando isso para depois?”.
E eu sei que você está deixando algumas coisas para depois (sem julgamentos, todo mundo tá! É difícil navegar a vida adulta e dar conta de se educar, malhar, cuidar da alimentação, manter o skin-care em dia, dar atenção pra família, pet, amigos, carreira, casa, saber do que está acontecendo no mundo… e essa lista não termina).
Mas tem uma coisa que eu espero que você não esteja deixando para depois: cuidar do seu dinheiro!
E se você não está cuidando do seu dinheiro, não deixe para fazer isso amanhã!
Esse artigo é para te ajudar com um checklist para você fazer isso hoje, melhor ainda, agora. Vem comigo:
Faça um levantamento das suas despesas
É importante saber o quanto você gasta em média com contas fixas (como luz, água, aluguel…), talvez umas parcelas no cartão que você precisa ter noção do que ainda está em aberto. O quanto você gasta em média com alimentação, transporte e assinaturas de serviços também!
Essa dica está em todo guia que você ler sobre finanças, e por isso pode passar batido porque a gente acaba confiando que sabe mais ou menos esses números. E é nesse “mais ou menos” que a conta pega… Anotar te ajuda a ter uma clareza absurda!
E te ajuda muito pra próxima etapa. Vamos lá:
Corte gastos (ou não), mas pelo menos tenha a oportunidade de questioná-los
Com tudo anotado você terá um quadro geral de coisas que seu dinheiro está sendo gasto.
E aí você tem clareza para saber se questionar: vale a pena mesmo assinar 4 streamings? Não é melhor andar alguns dias ao invés de pedir um carro porque isso está custando 8% do meu salário?… e por aí vai! Com a informação mais clara você toma decisões mais conscientes (de continuar ou não com algum gasto - e se você estiver precisando cortar alguma coisa, a hora é essa!).
Defina suas metas
Depois de entender para onde está indo o seu dinheiro, é hora de definir suas metas financeiras. Elas podem ser de curto, médio ou longo prazo, como por exemplo, fazer a viagem dos sonhos, construir uma reserva financeira ou comprar uma casa .
Eu faço uma lista de metas anuais para várias áreas da minha vida e a financeira é uma das principais. Inclusive, no Blog da Oinc tem um guia para te ajudar a pensar e estabelecer as suas.
Estabelecer uma meta vai te ajudar muito a ter uma intenção clara com o seu dinheiro. Assim você segue com mais propósito para alcançá-la especialmente quando isso não for fácil (acredite em mim, vai ter um dia que você vai querer tirar o dinheiro que você está juntando e gastar tudo em uma promoção imperdível, mas saber que isso vai atrasar em 3 meses a sua viagem dos sonhos vai te ajudar a segurar esse impulso!).
Crie um orçamento
Isso significa que você deve definir quanto pode gastar em cada categoria de despesas e quanto pode economizar para alcançar suas metas financeiras. Lembre-se de incluir despesas variáveis, como presentes e mimos para você mesmo(a), no seu orçamento e também o quanto deve ser guardado para alcançar suas metas.
Invista em educação financeira
Na verdade, você já está fazendo isso, lendo esse blog (parabéns por ter começado hoje!).
Se informe sobre finanças lendo artigos, ouvindo podcasts e em cursos. Isso não significa que para cuidar das suas finanças você precise seguir os gurus da internet, criar um mindset e acordar às 5 da manhã (se quiser também, tudo bem).
Mas entender melhor como você lida com o seu dinheiro, como suas emoções impactam nisso, como sua criação moldou suas crenças sobre dinheiro, como você pode fazer mais dinheiro, saber negociar um aumento e fazer seu dinheiro trabalhar para você investindo em ativos que façam sentido para o seu perfil, são coisas que te trazem maior consciência financeira e maior controle sobre seu dinheiro.
E sim, essa é a etapa mais longa, mais difícil de começar e que estará sempre em progresso…. Mas é bom você já ir começando e dando os primeiros passos para investir para suas metas porque os juros compostos serão seu maior aliado nessa jornada.
E se você chegou até o fim desse texto e pensou “legal, mas que trabalheira, vou deixar mesmo pra amanhã” alguém pensou nisso para você hoje: a Oinc.
Você pode juntar dinheiro de forma automática, direto no cartão de crédito, com seu dinheiro rendendo juros compostos para você chegar mais rápido na sua meta, sem ansiedade, sem burocracia, é só configurar e deixar essa parte das suas finanças no piloto automático, para você cuidar das outras mil prioridades da sua vida.
Espero que essas dicas te ajudem a cuidar melhor do seu dinheiro e que depois dessa leitura você não pare por aqui!