O que são Circuit Breakers e como funcionam
Neste artigo o pessoal da Financia Company explica o que são os chamados Circuit Breakers, um mecanismo utilizado na Bolsa de Valores, confira!
Você já ouviu falar dos Circuit Breakers? Esse mecanismo da Bovespa ficou muito famoso em março de 2020, quando chegou a ser acionado 6 vezes com a queda da bolsa brasileira em razão dos primeiros casos de Covid-19 no país. Aqui iremos explicar o motivo deles terem sido acionados e como eles funcionam.
Os Circuit Breakers agem como um mecanismo de segurança, travando toda e qualquer operação na bolsa de valores por um determinado tempo quando acontece algo atípico no mercado financeiro. Assim, ele tenta acalmar os nervos dos investidores e diminuir a alta volatilidade do mercado.
No Brasil eles são acionados quando o Índice Bovespa, principal índice da bolsa brasileira, sofre uma forte desvalorização em relação ao pregão (período de compra e venda de ações e ativos da bolsa de valores brasileira ) do dia anterior. Caso essa queda seja de 10% o mecanismo fica acionado por 30 minutos, se quando voltar a queda continuar até 15% ele é acionado por 1 hora e se após isso a queda alcançar 20% a própria Bovespa decidirá qual será o tempo de suspensão das operações. Quando faltam apenas 30 minutos para o fechamento do pregão, essas regras deixam de ser aplicadas.
Esse mecanismo foi criado em 1987 nos Estados Unidos, quando em uma segunda-feira que ficou conhecida como “Black Monday”, o Índice Dow Jones (um dos principais dos EUA) teve uma queda de 22,6%. A primeira vez que esse mecanismo foi acionado na Bovespa foi em 1997 com a crise nos países asiáticos e desde então foi acionado 22 vezes.
Mesmo com toda a euforia causada no mercado quando o Circuit Breaker é ativado, a tendência é que a volatilidade e as pessoas se acalmem, fazendo com que o investidor deixe um pouco a emoção do momento de lado e pense mais racionalmente no longo prazo, assim o preços tendem a se recuperar.