Bull Market VS Bear Market
Os termos “Bull Market” e “Bear Market” costumam acompanhar os investidores por aí, mas se não faz ideia do porque utilizam esses termos e nem o que eles representam, agora chegou a hora de descobrir porque buscam ser amigos do touro e querem o urso bem longe.
Entenda também a aplicação desses termos e como eles podem ser um indicativo da economia no país e no mercado!
O que é Bull Market?
O Bull Market ou “mercado de touro” é uma representação da alta do mercado, demonstrando que os investidores e o mercado em geral estão otimistas e isso é refletido nas cotações dos ativos, levando os preços para cima.
O adjetivo “bullish” se refere a um bom momento da economia, no qual os preços estão subindo.
Então, o Bull Market representa um mercado em ascensão, onde normalmente apresenta bons indicadores econômicos, como níveis de emprego altos e inflação controlada.
Essa situação traz um cenário positivo para investimento em ações e em renda variável em geral.
E porque utilizar um touro para representar esse cenário? Dizem que a analogia é referente ao ataque do touro, que vai de baixo para cima. O que indica exatamente essa alta no gráfico.
O que é Bear Market?
O Bear Market ou “mercado de urso” são os ciclos de baixa do economia, significa que os investidores estão pessimistas e o mercado de ações é caracterizado por uma baixa nas cotações dos ativos.
O adjetivo “bearish” se refere a um momento de pessimismo, no qual os preços dos ativos estão caindo.
Durante o Bear Market o desemprego aumenta, as perspectivas futuras não são positivas, o que faz com que os investidores vendam seus ativos na bolsa de valores esperando uma desvalorização nos preços em breve.
A origem desse termo também faz analogia ao ataque do animal, no caso do urso é um ataque de cima para baixo no seu inimigo.
Mas uma curiosidade é que o termo também está relacionado a um antigo provérbio que diz:
“Não venda a pele de urso antes de pegá-lo”
Uma referência aos caçadores que vendiam a pele do urso antes mesmo de caçá-los e fazendo o paralelo com o mercado de ações, no qual os especuladores vendem ativos a descoberto antes de pagar por eles, tomando assim um risco que talvez custe caro no futuro, em uma tentativa de dominar os ciclos de mercado.
Ciclos do mercado
Brevemente sobre os ciclos de mercado, eles indicam como está o desenvolvimento econômico e também as perspectivas futuras do país.
Em ciclos de alta o país está crescendo e o sentimento do mercado é positivo, portanto, mais pessoas começam a investir na Bolsa de Valores e os preços sobem.
O mercado acaba subindo de forma exagerada e chega em um momento de euforia, no qual as pessoas estão comprando ações por preços muito mais altos do que realmente valem.
Com a tomada exagerada de riscos, as pessoas começam a vender os ativos e o mercado de maneira geral começa a cair. Essa queda pode acontecer por diversos motivos, por algum acontecimento inesperado, como foi o caso da pandemia.
Quando o mercado chega no ponto mais baixo, os investidores enxergam uma boa oportunidade de compra, os mais experientes normalmente percebem mais cedo.
Eventualmente a tendência de baixa acaba e o mercado se estabiliza, começando um novo ciclo de alta.