Banco Central
O Banco dos Bancos, como é conhecido o Banco Central, é a instituição responsável pelo adequado funcionamento do mercado financeiro como um todo, criando e fiscalizando regulamentações que todas as instituições desse meio devem seguir. Assim, a função dele vai desde controlar tarifas bancárias até regulamentar a quantidade de moeda em circulação no país.
Mas, o que é o Banco Central?
O BC é uma autarquia federal autônoma. Palavras bonitas e complexas, não é? Bom, simplificando, isso significa que o Banco Central é uma instituição que possui total autonomia frente a outros órgãos do poder público, mas ainda assim possui supervisão vinda do Governo Federal e é parte constituinte do Ministério da Economia. Ou seja, em palavras ainda mais simples, ele tem total liberdade para mandar no sistema financeiro no Brasil, mas ainda responde ao Governo.
De onde surgiu o Banco Central?
O BC, ou BCB, ou ainda Bacen, foi criado no Brasil em 1964, mas passou a operar, de fato, em 1965. Antes da sua criação, as organizações que faziam o papel do BC eram o Banco do Brasil e a Sumoc, posteriormente. Até 1945, era o Banco do Brasil a autoridade monetária do país, sendo eles os responsáveis por controlar as atividades financeiras. Porém, como é um banco, acabava tendo uma limitação das suas atividades. Então, justamente para ampliar essa atuação da organização, foi criada, durante o governo Vargas, a Superintendência da Moeda e do Crédito, mais conhecida como Sumoc. As responsabilidades da Sumoc se ampliaram em questão de poder controlar o mercado financeiro e a inflação, funções que são o que mais definem a atuação do Banco Central como o conhecemos atualmente.
Um pouco mais sobre as funções do Banco Central
O Banco Central é responsável por várias atividades no Brasil. Veja algumas delas:
Inflação: manter a inflação baixa e sob controle, ao redor da meta. O objetivo é assegurar a estabilidade dos preços, uma vez que ela preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.
Sistema Financeiro: assegurar que o sistema financeiro seja sólido, seguro e eficiente.
Banco do Governo: o BC detém as contas mais importantes do governo e é o depositório das reservas internacionais do país.
Banco dos Bancos: o BC também controla os bancos no Brasil; as instituições financeiras precisam manter contas nele, que são monitoradas para que as transações financeiras aconteçam com fluidez e para que as próprias contas não fechem o dia com saldo negativo.
Emissor do Dinheiro: O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
Para finalizar esse tópico, nas palavras do próprio BC, sua missão é “garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.
Só o Brasil tem um Banco Central?
Não, muitas nações possuem seus próprios Bancos Centrais, que exercem praticamente a mesma função de controlar o sistema financeiro do respectivo país, o conceito geral por trás dessa instituição é ter uma entidade que consiga trazer estabilidade no sistema financeiro para que não haja maiores riscos à economia de uma nação. Mas, a independência de cada Banco Central estará relacionada com a dinâmica de cada país e o objetivo final da instituição.
O Federal Reserve, mais conhecido como apenas Fed, por exemplo, é o Banco Central dos Estados Unidos, e talvez seja o mais seguido do mundo. Criado em 1913, a maioria dos bancos centrais esperam as movimentações e direção que o Fed diz que irá seguir para poder se movimentar em seguida. O Fed é meio que uma referência dos Bancos Centrais dos outros países.
O primeiro Banco Central do Mundo
Em 1694, o Banco da Inglaterra (BoE) foi criado com o objetivo de funcionar como um banco para o Governo inglês. Mas, foi criado primariamente para poder financiar os esforços da guerra contra a França na época. Os primeiros stockholders’ do BoE foram o Rei William e a Rainha Mary. Quando foi escrita a carta real da criação do Banco, a Royal Charter of 1694, estava descrito que a missão do banco era “promover o bem do público e beneficiar o nosso povo”. Inclusive, essa é até hoje a missão do banco, “promovendo o bem do povo do Reino Unido mantendo estabilidade financeira e monetária”. Como o BoE foi o primeiro a ser criado no mundo, ele acabou sendo um modelo e referência para a estrutura e desenvolvimento dos Bancos Centrais de outras nações pelo mundo.