A estratégia S – Rank
A estratégia S – Rank é uma maneira quantitativa de escolher os melhores FIIs disponíveis na B3, foi criada pelo pessoal do Clube do Valor e se baseia na conhecida estratégia Value Investing, entenda agora como a S – Rank funciona!
S – Rank e o Deep Value Investing
A estratégia S-Rank é uma forma de analisar e escolher FIIs para obter uma carteira vencedora no longo prazo. Ela se baseia no conceito de Deep Value Investing, um conceito utilizado pelos maiores holders da história para investir em ações que apresentam bons resultados.
O Deep Value Investing consiste em buscar empresas que têm grande valor, mas que estão subprecificadas no mercado. Na realidade a estratégia busca ações que, no entendimento do analista, estão mais baratas do que deveriam estar.
Isso acontece pois existem ruídos no mercado e desconfianças que afetam o preço dos ativos, o que resulta muitas vezes em um preço por ação diferente do valor da ação.
Preço VS Valor
Por isso é tão importante diferenciar as palavras preço e valor no contexto da bolsa de valores.
O preço é aquilo que o mercado determina, e também o que aparece no seu home broker. Se o mercado apresentar grande intenção de venda de determinada ação, o preço cai e se apresentar grande intenção de compra, o preço sobe.
Já o valor é o que a empresa realmente vale, de acordo com a sua gestão e seu potencial de gerar resultados no longo prazo. São os seus valores e as pessoas que trabalham lá dentro. Por isso é mais difícil determinar o valor de uma empresa, depende mais da análise e interpretação de cada investidor sobre aquele determinado negócio.
É importante dizer que nem sempre o valor de uma empresa é maior do que o preço, muitas vezes o mercado precifica uma ação acima do que ela realmente vale, nesse caso o ativo estaria caro e não seria um bom momento de entrada.
Como a estratégia funciona?
A estratégia S-Rank foi criada pelo Clube do Valor e consiste em utilizar o conceito de Deep Value Investing no mercado de Fundos de Investimento Imobiliário.
A estratégia S-Rank tem esse nome porque, segundo o pessoal do Clube do Valor é uma estratégia:
- Sem achismos;
- Sem vieses comportamentais;
- Sem “chutes”;
- Sem projeções;
- Sem “coelhos tirados da cartola”
O racional da estratégia está em escolher os melhores FIIs disponíveis no mercado utilizando métricas quantitativas.
Para isso, os FIIs precisam passar por 4 “filtros”:
- Filtro de liquidez: A liquidez é uma informação importante, embora a estratégia seja para o longo prazo, pode haver algum giro de carteira, portanto, são tirados da lista todos os FIIs com menos de R$ 200.000,00 de liquidez diária nos últimos 12 meses;
- Filtro de tipo: A estratégia também exclui todos os FIIs de incorporação ou desenvolvimento, por apresentarem maiores riscos aos cotistas;
- Filtro de estabilidade: São tirados os FIIs que possuem médias e medianas de Dividend Yield muito distantes, assim excluí os FIIs com resultados muito acima ou muito abaixo e que apresentam distorções nos resultados;
- Filtro de Idade: O último filtro da estratégia é a idade dos FIIs, de acordo com o S-Rank, são excluídos os FIIs com menos de 1 ano de existência.
Após aplicados os filtros, a estratégia busca ranquear os 15 melhores FIIs da bolsa e, para isso, utiliza 2 parâmetros e escolhe os FIIs restantes.
Os 2 parâmetros são P/VP (Preço sobre valor patrimonial) e Dividend Yield, assim, os FIIs com menores P/VP são numerados nas posições 1,2,3 e assim por diante. E são numerados com maiores Dividend Yield nas posições 1,2,3 e assim por diante.
No final, cada FII tem dois números, que são somados, formando novas posições da lista de FIIs e os 15 primeiros são os melhores FIIs da bolsa de acordo com a estratégia S-Rank.
É uma estratégia um pouco complexa, mas que faz muito sentido e utiliza um passo a passo detalhado e objetivo, de forma que não depende da opinião das pessoas, mas sim do método criado.
Resultados observados
Mas, será que essa estratégia realmente funciona? Será que depois desse trabalho todo para montar uma carteira seguindo a estratégia, o retorno seria superior?
O pessoal do Clube do Valor pensou nisso e mostrou os seus resultados para quem tem interesse.
Eles aplicaram a estratégia desde 2013 até 2020 e compararam o desempenho da carteira com o IFIX (o principal índice do mercado de FIIs).
Através do gráfico é possível perceber que a estratégia S-Rank superou com folga o índice IFIX, mais do que isso, no logo prazo, a vantagem da estratégia fica cada vez maior.
Isso demonstra como um racional bem definido e planejado traz ótimos resultados, principalmente no longo prazo.
Assim, a S-Rank é uma ótima opção para a escolha de FIIs no mercado, é claro que não é a única forma, mas atualmente, se mostra uma das melhores se não a melhor forma de decisão.