ETFs (Exchange Traded Funds)
Os ETFs são ativos negociados na Bolsa de Valores, assim com as ações das empresas ou os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), e podem ser uma boa opção para alguns investidores, conheça agora os ETFs!
O que são ETFs?
Os ETFs são fundos de investimento, que reúnem alguns ativos e montam uma carteira, uma cesta de ativos para o acionista investir de uma só vez.
Assim, o ETF é na verdade uma forma de investir em vários ativos ao mesmo tempo, mas comprando apenas um ativo.
Por ser um fundo, o ticker dos ETFs é sempre terminado em 11.
É importante ressaltar que, os ETFs sempre são atrelados a algum índice de referência, assim, a gestão do ETF ajusta o peso de cada ativo na sua carteira para seguir a variação do índice em questão (do seu benchmark).
Por isso dizemos que os ETFs são de gestão passiva, porque sempre seguem algum índice de referência.
Exemplo
Um ETF muito conhecido pelos investidores da Bolsa de Valores brasileira é o BOVA11, um ETF que segue o índice Bovespa (IBOV), o principal índice de desempenho das ações negociadas na B3.
Isso significa que se o índice subir 10%, o ETF deverá subir algo próximo a este valor, o mesmo acontece se o índice cair.
Custos para negociar ETFs
Os ETFs são ativos negociados na B3, e naturalmente, exigem alguns custos para negociá-los no mercado.
É preciso pagar taxas de corretagem para a corretora que intermedia a operação e emolumentos à B3. Além disso, por se tratar de um fundo, é cobrada uma taxa de administração, que é destinada ao salário dos profissionais que administram o ETF.
Em relação ao imposto de renda, funciona da mesma maneira em relação às ações e fundos imobiliários, é preciso pagar a DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) sobre os lucros mensais. A alíquota para os ETFs de ações é de 15% e para os ETFs de FIIs é de 20%.
ETFs na B3
São vários os ETFs negociados na B3, listamos aqui os principais:
- BOVB11;
- BOVA11;
- IVVB11;
- SMAC11;
- SMAL11;
- BOVV11;
- DIVO11;
- PIBB11;
- SPXI11;
- BRAX11;
Conclusão
Os ETFs são ativos negociados em Bolsa que reúnem ativos em um só fundo para investir de uma só vez.
São ativos muito simples de se investir e por isso, são muito utilizados por investidores iniciantes como primeiro passo no investimento em bolsa.
Fontes
www.infomoney.com.br